sexta-feira, 5 de agosto de 2011

HERMOGENES GOMES DO NASCIMENTO

MEMÓRIA LITERÁRIA: DE HERMÓGENES GOMES DO NASCIMENTO,um homem com histórias. PRODUZIDA PELOS ALUNOS DA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, RAIMUNDA ALVES, nascido em1876 á 1939 morreu com 63 anos


Se fosse nos tempos de hoje, quem sabe ele não seria chamado de Doutor Hermógenes, homem graduado, intelectual...Mas naqueles tempos era coronel Hermógenes: humano, simples, honesto e solidário. Escolhido ¬– e que escolha certa – Para ser o primeiro prefeito de Conde.

                                               Sr.Henrique Emanuel e Sr.José Bento,


Meu avô, Hermógenes, era analfabeto, segundo as histórias que meu pai contava. Quando ele se tornou prefeito de Conde, a minha Vó Zulmira teve de ensiná-lo a ler e a escrever, por ordem do governador Juracy Magalhães. É que mesmo naquela época já não se via com bons olhos uma autoridade sem conhecer as letras, por isso meu avô tratou de
aprender direitinho à cartilha. Aprendeu rápido, ele tinha boa memória, e minha vó um jeitinho especial para ensinar.
Eu sou até suspeito para falar, mas tem Esmeralda e Bento que não me deixam mentir. – Henrique faz questão de demonstrar que estar falando a verdade. Hermógenes era um homem caridoso, falava como doutor, apesar da pouca escolaridade que tinha. Era estimado pelo povo condense, principalmente por seus gestos de solidariedade. Lembro-me como se fosse hoje, meu pai sentado em um tamborete – tipo de assento – narrando com orgulho as boas ações do meu avô. Certo dia, ele contou que quando meu avô foi nomeado o 1º prefeito de Conde, soltaram tantos fogos de artifício que 25 casas de palha acabaram sendo queimadas. Duas semanas depois (apenas duas semanas) após o incidente, ele mandou reconstruí-las.
Eu não sei se seu pai chegou a lhe contar, Henrique, mas acho que Nenê (Dona Esmeralda) lembra desse fato... O dinheiro na época era cruzeiro, se não me engano... A verba da prefeitura não dava para nada, nem sequer para pagar aos funcionários, então, meu avô tirava o dinheiro do próprio bolso e pagava aos servidores. Alguns trabalhavam em troca de nada, a exemplo de Ovídio Nunes que cumpria uma função e um horário sem receber salário. Quero ver quem faz hoje, o que meu avô fez quando foi prefeito!_argumentou Bento.

Quando eu nasci, logo depois, meu pai Justiniano Gomes veio a falecer. Mais ou menos sete anos depois, faleceu o meu avô Hermógenes. Não tive a alegria de ouvir histórias da boca de meu pai, nem do meu avô, mas ouvi da boca do povo, do mesmo povo que acolheu e foi acolhido por Hermógenes Gomes do Nascimento, a quem a escola Hermógenes Gomes, sabiamente presta essa homenagem.

Texto escrito com base nos depoimentos
do Sr. Henrique Emanuel Batista do Nascimento e do Sr. José Bento do Nascimento, netos de Hermógenes Gomes.

Postado Por: Sidney do Sitio

Um comentário:

  1. Rosa Maria Françasábado, 13 agosto, 2011

    A escola,a professora e os alunos estão de parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO COM MODERAÇÃO E RESPEITO.